Notícias

Estudantes dos cursos de licenciatura da UFMG e de outras instituições de ensino superior, professoras(es) da Universidade e da Educação Básica e demais profissionais da Educação, venham participar do IV Seminário de Práticas Docentes Vivenciadas nas Licenciaturas da UFMG

O evento será realizado na UFMG, nos dias 10, 11 e 12 de Abril. Teremos atividades diversificadas ao longo dos três dias: Palestras, Mesas Redondas e a oferta de 22 oficinas teórico-práticas de 2 horas de duração. Acessem o site do nosso evento para saber mais e faça sua inscrição: 

https://www.even3.com.br/4comfic/

*Haverá emissão de certificado de participação

Divulgacao_SeminarioCOMFIC_2024_2.jpg

 

A especialização em Educação em Ciências, ofertada pelo Centro de Ciências e Matemática, da Faculdade de Educação da UFMG em parceria com o Caed, prorroga, até o dia 24 de março, inscrições da seleção para sete professores que atuarão como orientadores de trabalhos de conclusão de curso.

Os candidatos devem ser docentes da UFMG, em atividade ou aposentados, e, excepcionalmente, professores externos à instituição, com licenciatura em Física, Química ou Biologia, com experiência mínima de um ano no magistério superior e disponibilidade para exercer as atividades descritas no item 2 do edital de seleção.

A prorrogação do prazo foi definida por ato de retificação, ao edital de seleção, publicado na sexta-feira, 15.  As demais datas do cronograma foram alteradas pelo segundo ato de retificação, publicado no dia 19 de março. Todas as regras e disposições do edital estão mantidas.

O valor da bolsa, mensal, variará de acordo com a atuação no magistério superior, em nível profissional, e com a titulação, apresentadas pelos inscritos.

Para os classificados como Professor Formador I, cujo requisito é a experiência mínima de três anos na docência superior, o valor será de R$1.850,00. Já para os enquadrados como Professor Formador II, cuja exigência é o período mínimo de um ano como docente no magistério superior e titulação mínima em nível de mestrado nas áreas de Ensino em Ciências, Educação em Ciências ou Educação Tecnológica em Ciências, o valor será de R$ 1.550,00.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas até o dia 24 de março por formulário eletrônico disponível na página do Caed, ao devem ser anexados os documentos relacionados no item 6 do edital de seleção, compilados num único arquivo, em formato pdf, com até 25 MB de tamanho.

A avaliação dos inscritos será baseada nas análises de currículo, etapa eliminatória e classificatória, e da carta de intenções submetida durante a inscrição.

O resultado preliminar será publicado na página do Caed, no dia 1ª de abril, e o final, após decurso de prazo para recursos, no dia 15 de abril.

Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Prezados(as) cursistas do CECi,


No sábado, dia 09/03,  teremos o nosso primeiro encontro presencial do CECi. 
Estamos felizes em encontrá-los!
 
Atenção para as orientações!

O próximo encontro do curso, no dia 09/03/2024, será PRESENCIAL, na Faculdade de Educação da UFMG das 08 às 16:30 ( para os cursistas da optativa  Instrumentação para o Ensino de Astronomia as atividades se estenderão até as 19:30)
 
Ressaltamos que o projeto pedagógico do curso tem como exigência encontros presenciais para a realização de avaliações e atividades das disciplinas. 
 
 Conforme o guia do cursista "Para ser aprovado numa disciplina e nos módulos, o cursista deverá ter o mínimo de 75% de presença nos momentos presenciais e obter média final mínima de sessenta (60,0 - D), de acordo com o Regimento do CECIMIG para a especialização presencial e a distância."
 
Sabemos que muitos são professores e têm, eventualmente, atividades letivas aos sábados, mas também sabemos que vocês podem se ausentar dessas atividades, com justificativa e comprovação, para a realização de atividades de formação continuada. O link para solicitação de declaração de comparecimento foi enviado por e-mail para os alunos do CECi no dia 28/02.
 
O endereço da Faculdade de Educação da UFMG é Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Belo Horizonte - MG, 31270-901 - Prédio da Faculdade de Educação.
 
O primeiro momento ocorrerá no auditório Neidson Rodrigues e depois nos encaminharemos para as salas de aulas para a realização de atividades relativas às disciplinas do curso.
 
08:00 - Abertura pela coordenadora do CECi/ Profa Nilma Soares da Silva -   Auditório
 
08:30 às 09:30 - Homenagem à professora Beatriz Alvarenga -  Auditório
 
 09:30 às 10:00 - Lanche coletivo - Corredor do CECIMIG
 
Informamos que a Faculdade de Educação está sem lanchonete e recomendamos que cada turma organize o lanche coletivo (combine com o seu tutor). O CECIMIG oferecerá o cafezinho.
 
10:00 às 12:00 - Introdução às disciplinas do Módulo II -  Auditório
 
ITIC - Introdução às tecnologias de comunicação e informação
 Professores Árjuna, Janaina e Ludmila
 
ENCI A - Ensino de Ciências através de atividades investigativas A
 Professores Eliane e Ely
 
DEPC - Desenvolvimento de Projetos em Ensino de Ciências
 Professora Maria Luiza
 
12:00 às 14:00 - Almoço 
 
O restaurante Universitário Setorial I estará aberto das 11:00 às 13:00 para o almoço. 
 
14:00 às 16:30 - Atividades da disciplina ENCI A (as salas de aulas serão indicadas no dia)
 
17:00 às 19:30 - Atividades da disciplina Instrumentação para o Ensino de Astronomia
 
Desejamos a todos um ótimo encontro presencial.
 
Será um prazer recebê-los no CECIMIG/FaE/UFMG!
 
 
 

Prezado(a) Candidato(a) Aprovado(a) para o curso CECI 2023,

Para dar prosseguimento à efetivação da matrícula no Cursode Especialização em Educação em  Ciências da UFMG – CECi/UFMG, tenha ATENÇÃO para as informações a seguir.

Conforme edital de seleção:

Item 7.1. O candidato aprovado no processo seletivo de que trata este edital deverá efetuar, exclusivamente pela internet, no período de 18 a 20 de setembro de 2023, o seu cadastro prévio, mediante o preenchimento de formulário disponível no site https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio

O cadastro só estará disponível nas datas acima – 18 a 20 de setembro de 2023.

Item 7.3. A Documentação obrigatória para registro acadêmico deverá ser enviada para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até dia 24 de setembro de 2023.

Não será aceita documentação incompleta.

A documentação deverá ser enviada em pdf e arquivo único na respectiva ordem, conforme instruções: https://www2.ufmg.br/drca/drca/Home/Pos Graduacao/RegistroAcademico/4.-Documentacao.

Documentos e ordem em que devem ser colocados no arquivo único:

1. CPF (Cadastro de Pessoa Física);

2. Documento de Identidade válido em todo território nacional (RG, Carteira emitida por órgão de classe com validade nacional, Carteira de Trabalho (página de identificação), CNH, Identidade expedida por Ministério Militar, Identidade Policial Militar);

3. Certidão de Nascimento ou de Casamento (para conferência de nome e filiação para fins de emissão de Certificado/Diploma);

4. Certidão de quitação eleitoral com data de emissão posterior à última eleição.

5. Documento militar válido (apenas candidato do sexo masculino). Documentos com data de validade expirada não poderão ser utilizados. A partir de 1º de janeiro do ano que completarem 46 anos de idade, os candidatos estarão desobrigados de apresentar o documento militar, nos termos dos arts. 170 e 210 do Decreto nº 57.654, de 20 de janeiro de 1966;

6. Comprovante de residência (em nome próprio ou de outrem);

7. Comprovante de conclusão de curso de graduação reconhecido pelo MEC (diploma registrado, certificado ou declaração informando que o aluno concluiu o curso. Em caso de certificado ou declaração, deve constar a data da colação de grau. Não serão aceitas declarações com previsão, seja de conclusão, seja de colação de grau);

E-mail para envio:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Item 7.8. Os alunos selecionados que não fizerem o cadastro prévio  de 18 a 20 de setembro de 2023, ou que não apresentarem quaisquer dos documentos solicitados nesse  Edital, serão considerados desistentes, autorizando a Coordenação do curso a convocação dos excedentes.

O Departamento de Registro e Controle Acadêmico - DRCA tomará as providências para efetuar o Registro Acadêmico após o recebimento da documentação completa dos candidatos selecionados, na forma exigida (cópias legíveis e sem rasuras) e do preenchimento da Ficha de Cadastro Prévio pelo candidato classificado.

Dúvidas poderão ser esclarecidas no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , ou no telefone:  3409- 5337 segunda, quarta, quinta e sexta-feira de 13:00 às 19:00 e terça-feira de 07:30 às 13:30.

Acesso