Foco

Este projeto faz parte do Programa do CECIMIG "Articulando espaços de formação inicial e continuada de professores de ciências" e tem por objetivo manter um programa de formação continuada de professores de Química do Ensino Médio desenvolvido no CECIMIG/FaE/UFMG desde 1996, em escolas públicas da região metropolitana de Belo Horizonte. Até o ano de 2004, o FoCo era um programa dentro do CECIMIG uma vez que era um dos poucos programas desenvolvidos no âmbito do CECIMIG. Buscando uma forma de integrar as ações desenvolvidas pelo FoCo com as outras ações do CECIMIG, uma vez que paralela às atividades do FoCo, estão sendo desenvolvidas outras ações que também objetivam a formação de professores de ciências naturais e a diretoria do CECIMIG acredita que será mais eficaz realizar estas ações de forma articulada. Assim sendo, o FoCo passou partir do ano de 2005 ser um projeto que integra o Programa do CECIMIG.

Leia mais:Foco

Mostra de Ciências

II Mostra de Ciências da UFMG realizada em 2013, contou com a experiência do CECIMIG no desenvolvimento de feiras de ciências, as FECIMIGs, de 1969 a 1984 (MAZZILLI, 1994) e das parcerias com o Departamento de Química da UFMG e com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para assessoria e organização das feiras de Ciências: I Mostra de Ciências da UFMG em 2011 e I e II Feiras de Ciência Cultura e Tecnologia da PBH, anos 2011 e 2012. O público alvo são os estudantes da educação básica, dos quais se espera um amplo engajamento, tanto com a II Mostra de Ciências quanto com as aulas das disciplinas que compõem a área de Ciências da Natureza na escola.

Leia mais:Mostra de Ciências

Curso de Instrumentação

Curso de Instrumentação para o Ensino de Astronomia é um curso oferecido para professores de escolas públicas de Minas Gerais que atuam na educação básica, no CECIMIG e no Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG, de observação de fenômenos celestes e de elaboração de materiais que ajudam na compreensão e no ensino de astronomia em diversos níveis.

A grande inovação deste projeto consiste em reunir ambiente de formação inicial e continuada de professores com práticas culturais de popularização e difusão científica e tecnológica. O tema astronomia é, para o grande público e para os alunos da educação básica, objeto de fascínio, interesse e curiosidade.

Leia mais:Curso de Instrumentação

Café Pedagógico

Consideramos que grande parte dos eventos organizados nas universidades está voltada para campos de estudo relativamente específicos, e, portanto, participantes mais diretamente envolvidos com o trabalho nestes campos. Tais eventos são de suma importância, porém, faltam espaços para o diálogo entre profissionais de diversos campos e que atuam em diversos contextos, permitindo a construção de um espaço para uma interdisciplinaridade mais ampla, bem como para a participação de setores da comunidade que usualmente ficam à margem de eventos da universidade.

Leia mais:Café Pedagógico

Acesso