Foco

O FOCO foi um projeto que fez parte do Programa "Articulando espaços de formação inicial e continuada de professores de ciências" do CECIMIG, tendo por objetivo manter um programa de formação continuada de professores de Química do Ensino Médio. Desenvolvido no CECIMIG/FaE/UFMG desde 1996, em escolas públicas da região metropolitana de Belo Horizonte, até o ano de 2004, o FOCO buscou uma nova forma de integrar suas ações com outras ações do CECIMIG. Assim sendo, passou partir do ano de 2005 ser um projeto que integra o Programa do CECIMIG.

Leia mais:Foco

Mostra de Ciências

II Mostra de Ciências da UFMG realizada em 2013, contou com a experiência do CECIMIG no desenvolvimento de feiras de ciências, as FECIMIGs, de 1969 a 1984 (MAZZILLI, 1994) e das parcerias com o Departamento de Química da UFMG e com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para assessoria e organização das feiras de Ciências: I Mostra de Ciências da UFMG em 2011 e I e II Feiras de Ciência Cultura e Tecnologia da PBH, anos 2011 e 2012. O público alvo foram estudantes da educação básica, dos quais se espera um amplo engajamento, tanto com a II Mostra de Ciências quanto com as aulas das disciplinas que compõem a área de Ciências da Natureza na escola.

Leia mais:Mostra de Ciências

Curso de Instrumentação

Curso de Instrumentação para o Ensino de Astronomia é um curso oferecido para professores de escolas públicas de Minas Gerais que atuam na educação básica, no CECIMIG e no Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG, de observação de fenômenos celestes e de elaboração de materiais que ajudam na compreensão e no ensino de astronomia em diversos níveis.

A grande inovação deste projeto consiste em reunir ambiente de formação inicial e continuada de professores com práticas culturais de popularização e difusão científica e tecnológica. O tema astronomia é, para o grande público e para os alunos da educação básica, objeto de fascínio, interesse e curiosidade.

Leia mais:Curso de Instrumentação

Café Pedagógico

Consideramos que grande parte dos eventos organizados nas universidades está voltada para campos de estudo relativamente específicos, e, portanto, participantes mais diretamente envolvidos com o trabalho nestes campos. Tais eventos são de suma importância, porém, faltam espaços para o diálogo entre profissionais de diversos campos e que atuam em diversos contextos, permitindo a construção de um espaço para uma interdisciplinaridade mais ampla, bem como para a participação de setores da comunidade que usualmente ficam à margem de eventos da universidade.

Leia mais:Café Pedagógico

Acesso