Café Pedagógico

Café Pedagógico

Consideramos que grande parte dos eventos organizados nas universidades está voltada para campos de estudo relativamente específicos, e, portanto, participantes mais diretamente envolvidos com o trabalho nestes campos. Tais eventos são de suma importância, porém, faltam espaços para o diálogo entre profissionais de diversos campos e que atuam em diversos contextos, permitindo a construção de um espaço para uma interdisciplinaridade mais ampla, bem como para a participação de setores da comunidade que usualmente ficam à margem de eventos da universidade.

Para fazer frente a esse quadro o CECIMIG iniciou em 2004 uma atividade aberta de divulgação do conhecimento em diversas áreas de interesse dos alunos e professores na atualidade, chamada de Café com Prosa. Hoje em dia denominado Café Pedagógico. O Café Pedagógico é um projeto que integra o Programa "Articulando espaços de formação inicial e continuada de professores de ciências" . É um evento periódico organizado pelo Centro de Ensino em Ciências e Matemática (CECIMIG) da Faculdade de Educação que visa promover discussões entre pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação, profissionais em formação continuada e profissionais que atuam fora da universidade.

O Café Pedagógico tem a natureza dos encontros que possuem uma estrutura mais informal e aberta à participação de vários setores da sociedade. Trata-se de iniciativa que representa uma tentativa de promover diálogos genuinamente interdisciplinares e abrangentes em torno de questões que mobilizam vários campos de pesquisa e atuação, com enfoque na interface das ciências naturais e da educação com outros campos.

A princípio, não há limitação de vagas, mas será dada prioridade para professores do ensino básico e estudantes de licenciatura e pedagogia. O evento deverá ocorrer no Auditório Professor Luiz Pompeu na FaE-UFMG, com 5 encontros de 3 horas realizados das 15:30 às 17:00, totalizando 15 horas de encontro.

Acesso