Cursos

Cursos oferecidos pelo CECIMIG.

ENCI

O ENCI foi um curso de especialização ofertado pelo Centro de Ciências e Matemática de Minas Gerais da Faculdade de Educação/UFMG. Este curso de especialização se enquadrou na modalidade à distância e destinando-se aos docentes de Física, Química e Biologia. Um curso de 390 h/a integralizando 24 créditos que teve como exigência a produção de um trabalho monográfico de conclusão de curso.

O curso teve início em 2005 com o financiamento da FINEP/MCT, sendo financiado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/FNDE, administrado pelo Centro de Apoio a Educação à Distância – CAED/UFMG e gerenciado pelo CECIMIG e pela Fundação de Desenvolvimento a Pesquisa – FUNDEP.  O mesmo foi ofertado gratuitamente aos professores das redes de ensino de Minas Gerais, visando atender a área de ciências da natureza, o que engloba professores/as de Física, Química e Biologia de nível médio e de Ciências de nível fundamental, com um caráter interdisciplinar.

Teve por objetivo aprimorar a formação profissional no auxílio aos professores da área de ciências da Rede Pública de Ensino de Minas Gerais a superarem essa visão de ensino brevemente caracterizado e repensar o próprio modo de conceber a profissão e o exercício profissional.

Este curso foi reestruturado e atualmente é oferecido o Curso de Especialização em Educação em Ciências (CECi).

ECEF

O Curso de Especialização em ensino de ciências para professores do ensino fundamental I foi criado em 2013 e iniciou-se com duas turmas de 25 alunos. O curso foi financiado pelo FNDE/MEC, administrado pelo CECIMIG/FAE/UFMG e pela Fundação de Desenvolvimento a Pesquisa- FUNDEP.

Este foi um curso na modalidade presencial, com aulas aos sábados, oferecido gratuitamente aos professores das redes de ensino de Minas Gerais. Teve como objetivo o aperfeiçoamento de professores das séries iniciais, que, receberam titulação de Especialistas em Ensino de Ciências, após o cumprimento de uma carga horária de 360hs e defesa de monografia.

O curso contou com uma equipe formada por uma coordenação pedagógica, um colegiado de curso, um secretário, uma estagiária de secretaria, dois tutores e professores pesquisadores colaboradores que ministraram disciplinas e orientaram as monografias de conclusão de curso.

 

CECi

 

O Curso de Especialização em Educação em Ciências (CECi), oferecido pelo CECIMIG, em parceria com o CAED e a UAB, apresenta-se na modalidade a distância, com atividades on-line, realizadas na plataforma Moodle, e prevê encontros presenciais mensais (no CECIMIG ou nos polos, conforme cronograma a ser divulgado), para instrumentalização dos cursistas com as tecnologias da informação e comunicação e para realização de avaliações e atividades experimentais. É obrigatória a produção de um trabalho monográfico ao final do curso. O curso tem carga horária de 450 horas, sendo 420 de disciplinas obrigatórias e 30 horas de disciplinas optativas.

 

CORPO DOCENTE E COLABORADORES

 

Alexandre Fagundes Faria -Apresentação /Lattes

Arjuna Casteli Panzera -Apresentação /Lattes  

Ana Cristina Ribeiro Vaz - Apresentação /Lattes

Anderson Altair Pinheiro de Macedo -Apresentação /Lattes

Anderson Cezar Lobato -Apresentação /Lattes

Andrea Horta Machado - Apresentação /Lattes

Célio da Silveira Jr. -Apresentação /Lattes

Ely Maués - Apresentação /Lattes

Elaine Soares França -Apresentação /Lattes

Eliane Ferreira de Sá - Apresentação /Lattes

Fernando César Silva -Apresentação /Lattes

Francisco Lopez Borja de Prado - Apresentação /Lattes

Gilberto do Vale Rodrigues - Apresentação /Lattes

Guilherme Trielli Ribeiro - Apresentação /Lattes

Janaina Ferreira Hudson Borges - Apresentação / Lattes

Juarez Melgaço Valadares - Apresentação /Lattes

Lúcia Maria Porto de Paula -Apresentação /Lattes

Ludmila Olandim de Souza - Apresentação / Lattes

Luiz Gustavo Franco Silveira -Apresentação /Lattes

Luiz Gustavo D' Carlos -Apresentação /Lattes

Marciana Almendro David - Apresentação / Lattes

Marcio Antonio da Silva - Apresentação / Lattes

Maria Luiza Rodrigues da C. Neves - Apresentação /Lattes

Marina Assis Fonseca - Apresentação /Lattes

Marina de Lima Tavares - Apresentação /Lattes

Meiriane Cristina Faria Soares -Apresentação /Lattes

Nilma Soares da Silva - Apresentação /Lattes

Orlando Gomes de Aguiar Junior - Apresentação /Lattes

Rafael Alves Ferreira Almeida -Apresentação /Lattes

Roberta Correa - Apresentação / Lattes

Santer Álvares de Matos - Apresentação /Lattes

Silvania Souza do Nascimento - Apresentação /Lattes

Sirlene Nunes Araújo - Apresentação / Lattes

Victor Marcondes de freitas Santos- Apresentação / Lattes

Tiago de Miranda Piuzana - Apresentação /Lattes

 

EMENTA DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

 

Desenvolvimento de Projetos em Ensino e Pesquisa de Ciências. Metodologias de pesquisa em ensino de ciências. O problema de pesquisa. A pesquisa em sala de aula. O professor como pesquisador. Como fazer um levantamento de referenciais teóricos e metodológicos.

Elaboração do Projeto de Monografia em Ensino de Ciências I. Desenvolvimento de instrumentos de coleta de dados e de processos de registro de intervenções na escola. Possibilidade de análise e apresentação de resultados. Construção do problema de pesquisa.

Elaboração do Projeto de Monografia em Ensino de Ciências II. Construção e aplicação do instrumento de coleta de dados.

Elaboração do Projeto de Monografia em Ensino de Ciências III. Estudo sobre técnicas de elaboração de monografia associadas ao tema escolhido para a elaboração do trabalho final do curso. Coleta e análise de dados e elaboração do texto final com acompanhamento do professor, tutor e orientador.

Ensino de Ciências através de atividades investigativas A. Papel de atividades investigativas na formação de conceitos científicos. A identificação das concepções prévias dos estudantes e o estabelecimento de conflitos cognitivos.

Ensino de Ciências através de atividades investigativas B. Experimentação em ciências e no ensino de ciências. Elaboração e planejamento de atividades práticas e investigativas relacionadas a tópicos de conhecimento físico, químico e biológico. Análise de planejamento de atividades investigativas.

Ensino de Ciências através de atividades investigativas C. A natureza da argumentação científica. A construção de evidências e interpretação de dados. Análise de casos históricos de desenvolvimento das ciências. A comunicação de resultados e as linguagens das ciências. Ensino sobre a natureza das ciências e do fazer das ciências.

Ensino de Ciências na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade I (CTS I). A abordagem CTS e seu significado no ensino-aprendizagem de ciências. O papel da argumentação baseada em evidências para a tomada de decisões, considerando problemas contemporâneos relacionados à área de ciências naturais.

Ensino de Ciências na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade II (CTS II). Vivências em tópicos de currículos por CTS. Investigação, argumentação e tomada de posição II.

Formação e Evolução dos Conceitos. Processos de formação e evolução de conceitos.  O papel da linguagem na aprendizagem, numa abordagem histórico-cultural, e suas contribuições no contexto escolar Discurso dialógico e de autoridade no ensino de ciências.

História e Filosofia da Ciência. A relação entre Ciência e Filosofia a partir do curso histórico do desenvolvimento das ciências. A análise das concepções de mundo na produção de teorias científicas e seu papel na construção do conhecimento. O entendimento das teorias científicas como reflexo do momento histórico e a compreensão da importância dos conceitos filosóficos para o pensamento científico.

Introdução às tecnologias de comunicação e informação. Introdução ao uso das tecnologias em EAD. Conhecendo e interagindo com a interface de trabalho que será utilizada no curso: espaços virtuais e ferramentas de interação com o grupo on line e off line.

Reflexões sobre os sentidos de ensinar Ciências Naturais. Tendências do ensino de Ciências em diferentes momentos históricos. O papel do ensino de ciências por investigação e seus principais elemento.

 

EMENTA DAS DISCIPLINAS OPTATIVAS

 

Instrumentação para o Ensino de Astronomia. Observar e explicar vários fenômenos astronômicos presentes no cotidiano. Elaboração de atividades que promovam a interação entre os sujeitos e os fenômenos astronômicos de uma maneira experimental e dialógica.

Currículos no Ensino de Ciências. Familiarização com linhas de pesquisa na área de ensino de ciências, física, biologia e química; Levantamento e apreciação de diferentes Projetos Pedagógicos e Propostas Curriculares na área de ciências da natureza.

Leitura e Produção de Textos Científicos. O Processo de Leitura e Produção de Textos associado à atividade acadêmica. O desenvolvimento do autor/leitor. Estratégias de leitura para estudo e produção de conhecimento. A prática de produção de textos científicos, preferencialmente esquema, resumo, resenha, relatório, monografia e memorial. 

Ensino de Ciências através de atividades investigativas D. A construção mediada de sentidos nas salas de aula de ciências. Formas de intervenção docente e participação dos estudantes. Discurso dialógico e discurso de autoridade nas aulas de ciências. Análise crítica de episódios de ensino em aulas de ciências. Análise de interações professor-alunos e alunos-alunos em atividades investigativas.

 

GRADE CURRICULAR

 

Módulo

Componente Curricular

(Disciplina/Módulo)

Carga Horária

Categoria 

(obrigatória/ Optativa)

1 (2023/2) LPTC - Leitura e Produção de Textos Científicos 30 Optativa

 

 

2 (2024/1)

ITIC - Introdução às tecnologias de comunicação e informação 30 Obrigatória
ENCI A - Ensino de Ciências através de atividades investigativas A 30 Obrigatória
HFC - História e Filosofia da Ciência 30 Obrigatória
CTS I - Ensino de Ciências a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) I 30 Obrigatória
DEPC - Desenvolvimento de Projetos em Ensino de Ciências 30 Obrigatória
IEA - Instrumentação para o Ensino de Astronomia 30 Optativa

 

 

 

3 (2024/2)

CEC - Currículos no Ensino de Ciências 30 Optativa
ENCI B - Ensino de Ciências através de atividades investigativas B 30 Obrigatória
RECN - Reflexões sobre os sentidos de ensinar Ciências Naturais 30 Obrigatória
EPMEC I - Elaboração do Projeto de Monografia em Ensino de Ciências I 30 Obrigatória
EPMEC II - Elaboração do Projeto de Monografia em Ensino de Ciências II 30 Obrigatória
CTS II - Ensino de Ciências a abordagem Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) II 30 Obrigatória
FEC - Formação e Evolução de Conceitos 30 Obrigatória

 

4 (2025/1)

ENCI C - Ensino de Ciências através de atividades investigativas C 30 Obrigatória
ENCI D - Ensino de Ciências através de atividades investigativas D 30 Optativa
EPMEC III - Elaboração do Projeto de Monografia em Ensino de Ciências III 60 Obrigatória

Acesso