CECi
O Curso de Especialização em Educação em Ciências (CECi), oferecido pelo CECIMIG, em parceria com o CAED e a UAB, apresenta-se na modalidade a distância, com atividades on-line, realizadas na plataforma Moodle, e prevê encontros presenciais mensais (no CECIMIG ou nos polos, conforme cronograma a ser divulgado), para instrumentalização dos cursistas com as tecnologias da informação e comunicação e para realização de avaliações e atividades experimentais. É obrigatória a produção de um trabalho monográfico ao final do curso. O curso tem carga horária de 450 horas, sendo 420 de disciplinas obrigatórias e 30 horas de disciplinas optativas.
CORPO DOCENTE E COLABORADORES
Alexandre Fagundes Faria -Apresentação /Lattes
Arjuna Casteli Panzera -Apresentação /Lattes
Ana Cristina Ribeiro Vaz - Apresentação /Lattes
Anderson Altair Pinheiro de Macedo -Apresentação /Lattes
Anderson Cezar Lobato -Apresentação /Lattes
Andrea Horta Machado - Apresentação /Lattes
Célio da Silveira Jr. -Apresentação /Lattes
Ely Maués - Apresentação /Lattes
Elaine Soares França -Apresentação /Lattes
Eliane Ferreira de Sá - Apresentação /Lattes
Fernando César Silva -Apresentação /Lattes
Francisco Lopez Borja de Prado - Apresentação /Lattes
Gilberto do Vale Rodrigues - Apresentação /Lattes
Guilherme Trielli Ribeiro - Apresentação /Lattes
Janaina Ferreira Hudson Borges - Apresentação / Lattes
Juarez Melgaço Valadares - Apresentação /Lattes
Lúcia Maria Porto de Paula -Apresentação /Lattes
Ludmila Olandim de Souza - Apresentação / Lattes
Luiz Gustavo Franco Silveira -Apresentação /Lattes
Luiz Gustavo D' Carlos -Apresentação /Lattes
Marciana Almendro David - Apresentação / Lattes
Marcio Antonio da Silva - Apresentação / Lattes
Maria Luiza Rodrigues da C. Neves - Apresentação /Lattes
Marina Assis Fonseca - Apresentação /Lattes
Marina de Lima Tavares - Apresentação /Lattes
Meiriane Cristina Faria Soares -Apresentação /Lattes
Nilma Soares da Silva - Apresentação /Lattes
Orlando Gomes de Aguiar Junior - Apresentação /Lattes
Rafael Alves Ferreira Almeida -Apresentação /Lattes
Roberta Correa - Apresentação / Lattes
Santer Álvares de Matos - Apresentação /Lattes
Silvania Souza do Nascimento - Apresentação /Lattes
Sirlene Nunes Araújo - Apresentação / Lattes
Victor Marcondes de freitas Santos- Apresentação / Lattes
Tiago de Miranda Piuzana - Apresentação /Lattes
EMENTA DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Desenvolvimento de Projetos em Ensino e Pesquisa de Ciências. Metodologias de pesquisa em ensino de ciências. O problema de pesquisa. A pesquisa em sala de aula. O professor como pesquisador. Como fazer um levantamento de referenciais teóricos e metodológicos.
Elaboração do Projeto de Monografia em Ensino de Ciências I. Desenvolvimento de instrumentos de coleta de dados e de processos de registro de intervenções na escola. Possibilidade de análise e apresentação de resultados. Construção do problema de pesquisa.
Elaboração do Projeto de Monografia em Ensino de Ciências II. Construção e aplicação do instrumento de coleta de dados.
Elaboração do Projeto de Monografia em Ensino de Ciências III. Estudo sobre técnicas de elaboração de monografia associadas ao tema escolhido para a elaboração do trabalho final do curso. Coleta e análise de dados e elaboração do texto final com acompanhamento do professor, tutor e orientador.
Ensino de Ciências através de atividades investigativas A. Papel de atividades investigativas na formação de conceitos científicos. A identificação das concepções prévias dos estudantes e o estabelecimento de conflitos cognitivos.
Ensino de Ciências através de atividades investigativas B. Experimentação em ciências e no ensino de ciências. Elaboração e planejamento de atividades práticas e investigativas relacionadas a tópicos de conhecimento físico, químico e biológico. Análise de planejamento de atividades investigativas.
Ensino de Ciências através de atividades investigativas C. A natureza da argumentação científica. A construção de evidências e interpretação de dados. Análise de casos históricos de desenvolvimento das ciências. A comunicação de resultados e as linguagens das ciências. Ensino sobre a natureza das ciências e do fazer das ciências.
Ensino de Ciências na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade I (CTS I). A abordagem CTS e seu significado no ensino-aprendizagem de ciências. O papel da argumentação baseada em evidências para a tomada de decisões, considerando problemas contemporâneos relacionados à área de ciências naturais.
Ensino de Ciências na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade II (CTS II). Vivências em tópicos de currículos por CTS. Investigação, argumentação e tomada de posição II.
Formação e Evolução dos Conceitos. Processos de formação e evolução de conceitos. O papel da linguagem na aprendizagem, numa abordagem histórico-cultural, e suas contribuições no contexto escolar Discurso dialógico e de autoridade no ensino de ciências.
História e Filosofia da Ciência. A relação entre Ciência e Filosofia a partir do curso histórico do desenvolvimento das ciências. A análise das concepções de mundo na produção de teorias científicas e seu papel na construção do conhecimento. O entendimento das teorias científicas como reflexo do momento histórico e a compreensão da importância dos conceitos filosóficos para o pensamento científico.
Introdução às tecnologias de comunicação e informação. Introdução ao uso das tecnologias em EAD. Conhecendo e interagindo com a interface de trabalho que será utilizada no curso: espaços virtuais e ferramentas de interação com o grupo on line e off line.
Reflexões sobre os sentidos de ensinar Ciências Naturais. Tendências do ensino de Ciências em diferentes momentos históricos. O papel do ensino de ciências por investigação e seus principais elemento.
EMENTA DAS DISCIPLINAS OPTATIVAS
Instrumentação para o Ensino de Astronomia. Observar e explicar vários fenômenos astronômicos presentes no cotidiano. Elaboração de atividades que promovam a interação entre os sujeitos e os fenômenos astronômicos de uma maneira experimental e dialógica.
Currículos no Ensino de Ciências. Familiarização com linhas de pesquisa na área de ensino de ciências, física, biologia e química; Levantamento e apreciação de diferentes Projetos Pedagógicos e Propostas Curriculares na área de ciências da natureza.
Leitura e Produção de Textos Científicos. O Processo de Leitura e Produção de Textos associado à atividade acadêmica. O desenvolvimento do autor/leitor. Estratégias de leitura para estudo e produção de conhecimento. A prática de produção de textos científicos, preferencialmente esquema, resumo, resenha, relatório, monografia e memorial.
Ensino de Ciências através de atividades investigativas D. A construção mediada de sentidos nas salas de aula de ciências. Formas de intervenção docente e participação dos estudantes. Discurso dialógico e discurso de autoridade nas aulas de ciências. Análise crítica de episódios de ensino em aulas de ciências. Análise de interações professor-alunos e alunos-alunos em atividades investigativas.
GRADE CURRICULAR
Módulo |
Componente Curricular (Disciplina/Módulo) |
Carga Horária |
Categoria (obrigatória/ Optativa) |
1 (2023/2) | LPTC - Leitura e Produção de Textos Científicos | 30 | Optativa |
2 (2024/1) |
ITIC - Introdução às tecnologias de comunicação e informação | 30 | Obrigatória |
ENCI A - Ensino de Ciências através de atividades investigativas A | 30 | Obrigatória | |
HFC - História e Filosofia da Ciência | 30 | Obrigatória | |
CTS I - Ensino de Ciências a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) I | 30 | Obrigatória | |
DEPC - Desenvolvimento de Projetos em Ensino de Ciências | 30 | Obrigatória | |
IEA - Instrumentação para o Ensino de Astronomia | 30 | Optativa | |
3 (2024/2) |
CEC - Currículos no Ensino de Ciências | 30 | Optativa |
ENCI B - Ensino de Ciências através de atividades investigativas B | 30 | Obrigatória | |
RECN - Reflexões sobre os sentidos de ensinar Ciências Naturais | 30 | Obrigatória | |
EPMEC I - Elaboração do Projeto de Monografia em Ensino de Ciências I | 30 | Obrigatória | |
EPMEC II - Elaboração do Projeto de Monografia em Ensino de Ciências II | 30 | Obrigatória | |
CTS II - Ensino de Ciências a abordagem Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) II | 30 | Obrigatória | |
FEC - Formação e Evolução de Conceitos | 30 | Obrigatória | |
4 (2025/1) |
ENCI C - Ensino de Ciências através de atividades investigativas C | 30 | Obrigatória |
ENCI D - Ensino de Ciências através de atividades investigativas D | 30 | Optativa | |
EPMEC III - Elaboração do Projeto de Monografia em Ensino de Ciências III | 60 | Obrigatória |